Encontros na Cena Depoimento

 Projeto contemplado no Edital de Ocupação da Sala Renée Gumiel 2017

A ocupação da Cia Fragmento de Dança propõe ações e espetáculos de artistas que discutem a expansão de materiais autobiográficos em propostas cênicas.

Coordenação geral do projeto: Vanessa Macedo
Produção executiva: AnaCris Medina
Técnico de iluminação: André Prado
Assessoria de Imprensa: Nossa Senhora da Pauta
Projeto gráfico: Gustavo Domingues
Elenco Cia Fragmento de Dança: Chico Rosa, Daniela Moraes, Diego Hazan, Maitê Molnar e Rafael Sertori e Vanessa Macedo

____________________________________________________________________

ESPETÁCULOS:

ALAVANCAS E DOBRADIÇAS
CÉLIA GOUVÊA
Dias 29 e 30/11, às 21h

Ambiguidade do nosso tempo, “Alavancas e Dobradiças” questiona a proliferação atual dos relatos pessoais cênicos ao mesmo tempo em que promove um, a partir da pergunta “o que é a dança para você”. Lança reflexões e apresenta um combinado de extratos coreográficos de Célia Gouvêa, que atua nesta peça de dança.

FICHA TÉCNICA
Coreografia e Interpretação: Célia Gouvêa | Iluminação: Rafael Petri | Trilha Sonora: 2º movimento do concerto para violino e orquestra de Philip Glass | Produção: Ação Cênica Produções Artísticas | Duração: 45 minutos I Classificação indicativa: livre

Teaser: https://youtu.be/uS0t3k351dA
http://www.celiagouvea.com

______________________________________________________________________

CONVERSAS COM MEU PAI
Janaina Leite
Dia 01/12, às 21h

Em uma velha caixa de sapatos, Janaina guarda uma infinidade de bilhetes que trazem frases escritas por Alair, seu pai, que sofreu uma traqueostomia e perdeu a capacidade da fala. Esse foi o ponto de partida de um work in process de quase sete anos que culminou na morte do pai e que deixa como herança um amontoado de formas, esboços e questões com as quais a atriz tenta lidar em cena.

_______________________________________________________________________

DESMONTE
Juliana Moraes
Dias 02 e 03/12, às 21h e 18h30

Desmonte marca a volta de Juliana Moraes à cena solo. O trabalho foi criado como resposta a uma experiência pessoal angustiante, quando o parceiro de Juliana Moraes e co-diretor da peça, Gustavo Sol, enfrentou uma doença grave. Poemas escritos por Nijinsky e gravações feitas pela própria artista são usados como estímulos para um corpo em curto-circuito.

FICHA TÉCNICA
Direção: Juliana Moraes e Gustavo Sol ⎜Coreografia e interpretação: Juliana Moraes ⎜Preparação de intérprete: Gustavo Sol ⎜Iluminação e direção técnica: Cristiano Pedott ⎜Adaptação de projeto de luz: Fernando Pereira ⎜Montagem e operação de luz e som: Armando Junior ⎜Produção: César Ramos e Gustavo Sanna / Complementar Produções ⎜Canção: None but the lonely heart (Op.6 No.6), de Pyotr Tchaikovsky – Interpretação de Christianne Stotijn e Julius Drake | Duração: 40 minutos | Classificação indicativa: 14 anos
Vídeos e outras informações: http://www.julianamoraes.art.br/DESMONTE-solo

___________________________________________________________________________

EU OUTRO
Cia Fragmento de Dança
Dias 07 a 23/12, quinta à sábado, às 21h

Investigando o que vem chamando de Dança Depoimento, a Cia Fragmento de Dança invade, expõe e divide ambientes íntimos, não somente para falar de si, mas para tornar-se o outro. Foram vários procedimentos, todos com o intuito de perceber como arte e vida dizem uma sobre a outra e como memórias que nos constituem não são propriedades privadas. A visita à casa dos avós que já não lhes pertence mais, o afastamento das redes sociais, a revelação de experiências traumáticas do corpo, tudo quer estar visceral para existir nesse tempo do agora.

FICHA TÉCNICA
Coreografia e Direção: Vanessa Macedo | Assistente de coreografia: Maitê Molnar | Intérpretes: Chico Rosa, Daniela Moraes, Diego Hazan, Maitê Molnar e Rafael Sertori | Luz, trilha sonora e figurino: a definir | Vídeos: Leo Lin | Produção Executiva: AnaCris Medina | Duração: 50 minutos | Classificação indicativa: 16 anos

__________________________________________________________________________

VARAL DE NUVENS
Lagartixa na Janela
Dia 10/12, às 17h

A performance dialoga com o movimento do vento, das brisas e das nuvens. Continuando a pesquisa em parques, praças e espaços públicos, “Varal de Nuvens” convida a todos a contemplar e criar jogos em cantos imaginários, dançar com tecidos em varais ao vento. Leveza, suavidade e delicadeza se alternam nesta performance abrindo espaço para o imaginário do espectador fluir e dançar junto com as performers.

FICHA TÉCNICA
Direção Artística: Uxa Xavier I Performers: Aline Bonamin, Andrea Fraga, Barbara Schil e Tatiana Cotrim I Figurinista: Tânia Marcondes I Produção: Ação Cênica Produções Artísticas I Duração: 40 minutos I Classificação indicativa: livre

______________________________________________________________________________

BREVES PARTITURAS PARA MUITAS CALÇADAS
Lagartixa na Janela
Dia 17/12, às 17h

Essa performance dialoga com o espaço urbano, onde a calçada é o elemento de pesquisa e criação. A calçada é um universo, um território cheio de paisagens, de objetos e modos de estar…

“A calçada é mar? É rio? É córrego? É quintal? A calçada ficava a beira de uma criança…
A calçada é casa, é cama, mesa, jardim, cadeira, sala, banheiro, teatro, lojinha, sala de dança, lugar de brincar, espaço de ir e vir, de esperar, de encontrar, de se despedir…
A calçada é uma margem de uma ilha chamada quarteirão…” Uxa Xavier

FICHA TÉCNICA
Direção Artística: Uxa Xavier I Performers: Aline Bonamim, Bárbara Schil, Suzana Bayona, Tatiana Cotrim e Thais Ushirobira I Figurino: Joana Porto | Produção: Ação Cênica Produções Artísticas I Duração: 40 minutos I Classificação indicativa: livre
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=Dq675u7ZWJc&t=3s

____________________________________________________________________________

OUTRAS AÇÕES

COMPARTILHAMENTO DE PROJETOS DAS OFICINAS E ARTISTAS CONVIDADOS COM TRABALHOS EM ANDAMENTO
Dias 06, 13 e 20/12, às 20h30

A Ocupação Encontros na Cena Depoimento abre espaço para o compartilhamento de trabalhos de artistas jovens ou de trabalhos em processo, envolvendo o eixo memórias, arquivos e autobiografias nas artes. Serão três noites de apresentação, priorizando trabalhos dos participantes das duas oficinas programadas para a ocupação.

____________________________________________________________________________

OFICINA – INVESTIGAÇÕES PARA UMA DANÇA DEPOIMENTO
Coordenação: Vanessa Macedo, com a Cia Fragmento de Dança
Dias 08 a 17/12, sexta a domingo, das 14h às 17h

Encontros prático-teóricos que propõem discutir memória e autobiografia como disparadores de processos criativos. Proposições de percepção, sensibilização e composição para pensarmos em autoimagem e alteridade expandidos nas relações de afeto e toque na contemporaneidade.

Procedimentos práticos:
– Explorar o repertório pessoal de cada participante no tocante ao seu corpo, história, temas de interesse e atritar esse campo simbólico com campos ficcionais que serão propostos pela Cia Fragmento.
– Estabelecer relações com as produções próprias dos participantes, a fim de que a oficina proporcione ferramentas para criação de percursos de criação autônomos, possibilitando aos participantes com projetos em andamento que compartilhem seus processos e reflitam sobre os possíveis desdobramentos das práticas vividas durante o laboratório.

Público alvo: atores, bailarinos e performers estudantes ou profissionais
Seleção: carta de interesse para o e-mail oficinaciafragmento@gmail.com até dia 26/11
Número de participantes: 15
Participação gratuita

______________________________________________________________________________

OFICINA – A CENA DEPOIMENTO
Coordenação: Janaina Leite
Dias 08 e 15/12, sexta-feira, das 10h às 13h

Discutir conceitos como o de performatividade e auto mise-en-scène, além do questionamento sobre os limites entre arte e vida, atrelando esses conceitos a práticas artísticas de artistas expoentes de diferentes áreas para pensar o trabalho criativo de produção de imagens de si na contemporaneidade. Abordar as poéticas autoficcionais de artistas como o performer Spalding Gray, a dramaturga e diretora Angélica Liddell, as artistas plásticas e performers Cindy Sherman, Sophie Calle e Miranda July, os cineastas brasileiros Bruno Jorge e Petra Costa, e na literatura os escritores Ricardo Lísias, Wajdi Mouawad e Péter Esterházy, através de referências audiovisuais e discussão de textos.

Público alvo: interessados nos conteúdos relacionados a memórias, arquivos e autobiografias nas artes
Seleção: carta de interesse para o e-mail oficinaciafragmento@gmail.com até dia 26/11
Número de participantes: 30
Participação gratuita

___________________________________________________________________________

ENCONTRO “O sujeito contemporâneo na cena / política-arte-vida”
Dia 16/12, sábado, das 10h às 13h

Neste encontro será promovida uma reflexão sobre o contexto política, arte e vida, com a participação de artistas participantes da ocupação e outros convidados

Participação gratuita

______________________________________________________________________________

SERVIÇO
Complexo Cultural Funarte SP – Sala Renée Gumiel
Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos
Próximo ao metrô Marechal Deodoro
Informações ao público: (11) 3662-5177
Ingressos para espetáculos: R$20 (meia-entrada R$10 para estudantes, acima de 60 anos, professores e moradores da região). As demais atividades tem entrada gratuita
A bilheteria abre 1h antes do espetáculo / pagamento somente em dinheiro.
Capacidade: 53 lugares

Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus